Testando um transformador antigo

 Testando um transformador antigo!

    Olá, pessoal! A postagem de hoje será sobre o transformador que removi daquele modulador de TV que troquei por sucatas no ferro velho. É um transformador antigo cuja tensão de secundário e corrente desconheço, mas iremos descobri nessa postagem.
    É um modelo antigo cuja as lâminas de ferro ficam quase que escondidas. Confesso que desconheço o nome deste tipo de montagem em transformadores. Quem souber peço para deixar no campo de comentário do blog o nome deste tipo de montagem do transformador.

Figura 1: Transformador retirado do modulador de TV. Fonte: do autor.

    Este transformador um modelo abaixador de tensão, típico para fontes de tensão lineares. Estes modelos de fonte gosto muito de fazer por causa de ser de fácil construção e exigem materiais baratos. Os "contras" são a baixa corrente em alguns casos, tamanho grande e peso.
    Na figura 1 mostra a ligação dos enrolamentos do primário e secundário, em que ambas as etapas são em pares. A esquerda na figura temos a ligação do primário e olhando bem ambos os enrolamentos desse setor estão em paralelo, isso se dá pois no modulador a tensão de entrada era de 110V (hoje 127V). No meu caso aqui em Florianópolis, a tensão da rede é de 220V, logo terei que desfazer esse arranjo em paralelo dos enrolamentos e colocá-los em série para permitir dobrar a tensão (figura 2).
    No secundário vemos algo parecido (direta da figura 1). Ambos os enrolamentos estão em paralelo também. Nesse caso se faz esse arranjo para se ter mais corrente disponível para a fonte.
    
Figura 2: Transformador configurado para 220V. Fonte: do autor.

    Na figura 2 mostra a configuração de que fiz no primário para ligar nos 220V da rede elétrica daqui da região. O secundário deixei como está pois a intenção mesmo é dar prioridade para corrente e não para uma tensão muito alta.
    Bom fiz testes ohmicos para ver a integridade de todos os enrolamentos e não acusou curtos aparentes e nem circuito aberto. A ideia então é um montar nele uma ponte retificadora com um capacitor e fazer um teste. Ver qual tensão na saída, tensão após a retificação e filtragem, e o quanto de corrente eu posso drenar sem danificar o transformador e não ter também uma queda de tensão muito grande.
    
Figura 3: Circuito para teste do transformador. Fonte: do autor.

    Montei um circuito para testar o transformador. O arranjo está demonstrado na figura 3. Este arranjo já mostrei em uma outra postagem aqui do blog (clique aqui), dê uma olhada lá pois aqui não irei explicar o passo a passo.
 
Figura 4: Tensão CA do secundário. Fonte: do autor.

    Com circuito montado, liguei na tomada e fiz a mediação da tensão de corrente alternada no secundário do transformador manter os dois enrolamentos deste setor em paralelo. O valor foi de 20VAC como mostra na figura 4.

Figura 5: Tensão CC após retificação e filtro. Fonte: do autor.

    Segunda valor a encontrar foi o de tensão de corrente contínua após a retificação e filtro. Esse valor de tem que ser o resultado do produto da tensão VAC com √2. Esse é o jeito simplificado para se conseguir este resultado. Logo pela matemática o resultado seria 28,6VCC. Na prática o valor foi de 26,4VCC.
Como mostrado na figura 5.

Figura 6: Teste drenando um 1A. Fonte: do autor.

    O último teste a ser feito é o o quanto de corrente posso drenar com esse transformador. Consegui o valor de 20,4VCC drenando 1A. Na figura 6 mostra os resultados deste teste. Deixei um tempo o circuito montado neste condição. Verifiquei o transformador e ele estava morno. Mas o ideal é drenar a corrente até a queda de tensão que se tem após a retificação seja de VAC-10%.
    Com disso vejo que o transformador está funcionando bem para prosseguir com a montagem do gerador de sinal FM. Vou utilizar este transformador pois como veio do gabinete que irei montar, ele cabe lá perfeitamente.
    Então é isso pessoal. Espero que esta postagem os ajudem a a testar um transformador de maneira segura embora já tenha um conteúdo sobre isso aqui no blog e também no Canal do Youtube. Dúvidas e sugestões podem deixar no campo de comentário.
    Um forte abraço para todos e nos vemos na próxima postage.

Luiz Cherem - Técnico em Informática e Eletrônica. Criador do Blog Eletricidade Elétrica, do Canal do Youtube Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica

Comentários