Fonte de Bancada PS1502DD+

 Fonte de Bancada PS1502DD+

    A postagem de hoje seria mais de um manual de usuário que uma apresentação de um circuito montado que tem sido feito até então aqui no Blog. No Vídeo que está no canal Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica sobre a Fonte de Bancada PS1502DD+, eu passei um tempo para entender como ela funciona. Então aqui vai ser um misto de manual de usuário com manual de serviço.

Figura 1: Fonte de Bancada Yaxun PS-1502DD+. Fonte: do autor.

    Essa fonte veio até mim com um defeito como para este modelo. Ela não regulava tensão, sendo que a mesma ficava em algo acima de 20V e corrente ficava travada no máximo ajustado pelo potenciômetro de ajuste. Por ser comum este sintoma neste tipo de fonte, geralmente a troca do transistor NPN de potência já resolver.

Figura 2: Transistor ST 2N3055 "original" da fonte. Fonte: do autor.

    Essa fonte usa um transistor NPN modelo 2N3055 no encapsulamento TO-3. A desta fonte da postagem o componente era da marca ST e apresentava curto circuito entre coletor e emissor. Esse transistor fica parafusado na parte de trás do gabinete de lata da fonte logo sua dissipação de calor é por ali mesmo. Eu troquei o transistor por um da marca Toshiba, também 2N3055, mas instalei ele em um dissipador de calor em alumínio.

Figura 3: Transistor novo Toshiba 2N3055 instalado em um dissipador de calor. Fonte: do autor.

    Agora vem o modo de usar da fonte. Em sua frente há o botão POWER para ligar ela e ao lado os três bornes bananas para alimentar um circuito. Borne preto é o negativo, o amarelo é o terra da fonte e o vermelho é o positivo.
    
    O ajuste de tensão é dado por uma chave de 6 posições. Ela oferece 5 tensões fixas (1,5V; 3.6V; 4.8V; 6V e 7.2V) e tensão variável de 0 a 15V. Ao selecionar a opção de tensão variável, o controle se dá por dois potenciômetros de ajuste: COARSE para ajuste rápido e o FINE para maior precisão no valor de tensão.
Figura 4: Modo de tensão da fonte. Fonte: do autor.
   
    A fonte oferece também ajuste de corrente máxima para proteção que varia de 600mA a 2A. É nessa questão que eu me atrapalhei no vídeo. Essa fonte é microcontrolada, então o ajuste de corrente não é analógico. Ao ajustar a corrente, o display da esquerda irá mostrar o valor desejado e uma vez selecionado, tem que esperar uns 2s para a informação ser gravada e logo o display mostrará 0.00, com isso a fonte foi configurada.

    Outra dificuldade que tive ao trabalhar com essa fonte foi a de encontrar um esquemático compatível com este modelo que tenho. Essa tipo de fonte é construída por vários fabricantes e não encontrei um próprio do fabricante do exemplar que tenho. A figura 4 traz um esquemático que mais perto chegou do circuito que nesta minha fonte.

Figura 4: Esquemático que mais se aproxima do circuito da fonte Yaxun PS-1502DD+. 
Fonte: Arduino tehNiq

    Agora falando mais sobre suas especificações, está é uma fonte linear transformador convencional. Este meu modelo é para tensão externa de 220V. Ela é ideal para quem trabalhar com celulares por causa de suas tensões pré selecionáveis e também por um modelo de teste CDMA e GSM que ela possui.
    
Figura 5: Interior da fonte PS-1502DD+. Fonte: do autor.
    
    O modelo que tenho aqui possui um transformador com dois secundários. O principal com dois fios amarelos para 15V (após retificada e filtrada a tensão vai para 21V aproximadamente) e 2.2A para alimentar a etapa de potência, e um secundário auxiliar com dois fios azuis para 10V e 150mA para alimentar a placa do display. Na etapa de potência a retificação é feita por ponte completa por um circuito KBP307. Filtro capacitivo eletrolítico de 2200uF por 35V. Etapa de ajuste controlada por um LM723.

Figura 6: Retificador de onda completa e filtro capacitivo. Fonte: do autor

   Na figura 7 o foco é a placa do "display". O controle de corrente desta fonte é micro controlado por um CI que não sei qual é pois foi raspado sua serigrafia, mas no esquemático da figura 4 este micro controlador é um S3F94C4EZZ-DK94 de 8 bits. Essa placa é alimentada pelo secundário auxiliar do transformador. A retificação neste modelo, diferente do circuito do esquemático, é feito um diodo 1N4007, ou seja, retificador de meia onda e filtrada por um pequeno capacitor de 220uF.

Figura 7: Placa de display e microcontrolador. Fonte: do autor.
    
 
    Apesar do ajuste de corrente ser microcontrolado, o ajuste de tensão é analógico feito por uma associação de resistores e um C.I. LM723. Para ajuste fino das tensões fixas, na placa de controle há cinco trimpots, cada uma ajusta uma tensão para menos ou para mais.

Figura 8: Trimpots de ajuste das tensões fixas. Fonte: do autor.

    Bom, espero que tenha curtido este conteúdo. Essa fonte ficará na minha bancada e será bem útil. Mais tarde acredito que farei um upgrade nela e com certeza haverá um vídeo no canal Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica e também trarei uma postagem aqui. Fico por aqui, muito obrigado pela sua atenção. Quaisquer dúvidas podem deixar no campo de comentários ou enviar para o e-mail eletricidadeeletrica.blogspot.com.
    Um forte abraço para todos e nos vemos na próxima postagem.

Luiz Cherem - Criador do Blog Eletricidade Elétrica, do canal no site Youtube Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica e da conta no site Instagram: @eletricidadeeletrica

Referências Bibliográficas

ARDUINO TEHNIQ; Chinese Power Supply PS1502DD (15V/2A); Acesso em: 16 ago. 2023; Disponível em: http://arduinotehniq.blogspot.com/2019/06/chinese-power-supply-ps-1502dd-15v2a.html


Comentários