Gabinete de um modulador NTSC
Olá Pessoal! Aqui na região onde moro, sintonizar uma rádio é difícil. Sinal muito fraco. Fica difícil de escutar um som e até mesmo testar um aparelho. No segundo caso, que é o que mais me importa, decidi montar um gerador de sinal FM para esse fim. Essa postagem é o início de um novo projeto que quero apresentar para vocês. Recentemente comprei um antigo modulador de TV por causa do gabinete. Bom, deixo bem claro desde já que não tenho nenhum interesse em restaurar esse modulador, meu interesse mesmo é só no gabinete e também em algum componente que eu possa reaproveitar.
Figura 1 - Frente do modulador de TV. Fonte: Do autor.
O gabinete é de metal, bem baixinho e interessante. Na frente (figura 1) tem uma chave de onda de duas posições, um potenciômetro e uma chave liga/desliga, bem provável que utilizarei isso no novo projeto. Atrás (figura 2) há dois conectores BNC (acho que não vou usar), uma chave de 3 posições (também não), cinco conectores tipo RCA (talvez use ou não) e um dissipador de alumínio (com certeza eu vou usar).
Figura 2 - Frente do modulador de TV. Fonte: Do autor.
Até aqui me dei bem. Bom na verdade quando eu vi ele no ferro velho já tinha tirado a sorte grande, foi um belo achado pelo valor de apenas algumas sucatas que não tinham mais valor algum pra mim! Ao abrir (figura 3), meus olhos avistaram logo um incrível e lindo transformador (espero que esteja funcionando, não testei ainda, quero fazer um conteúdo completo para vocês). Tinha muita sujeira mas com um pincel limpei fácil. Resolvi desmontar tudo para limpar.
Figura 3 - Modulador de TV aberto. Fonte: Do autor.
A placa é todo perfurada, até pensei que o circuito sobre montado caseiramente numa placa perfurada mas não, é só furos numa PCB que passou por uma processo de corrosão mesmo. Antes de desmontar tudo, uma coisa que me surpreendeu foi vários componentes de fabricação nacional, até mesmo alguns circuitos integrados (Figura 4).
Outra coisa interessante que encontrei também ao desmontar foi saber que tanto o potenciômetro quanto a chave de onda são gravados com os dizeres "Industria Brasileira"(figura 5). Fico feliz em saber da ampla gama de produtos que nosso país desenvolve. Quem me conhece pessoalmente sabe o quanto eu gosto de falar dos produtos nacionais feitos aqui, desenvolvidos no Brasil, e não importado de outro país com um etiqueta de produto nacional.
Figura 4 - Circuitos integrados nacionais. Fonte: do autor.
Sobre a chave de ondas, quero criar um conteúdo só para ela, pois nunca tive o privilégio de ter uma em mãos para analisar. O potenciômetro é de 500Ω, possui 24mm de diâmetro e tem um eixo estriado plástico.
Os knobs são feitos de alumínio, presos ao eixo da chave e do potenciômetro por parafusos, e possuem o diâmetro de 19mm e 16mm de comprimento.
Figura 5 - Chave de onda (esquerda) e potenciômetro com knob de alumínio. Fonte: autor.
Por último, deixando a cereja do bolo (ao meu ver) pro final, chegamos no transformador (figura 6). Estilo antigo, plano, fixado no gabinete por parafusos e porcas. Pelo o que entendi, possuem dois enrolamentos tanto no primário quando no secundário. A parte de trás do modulador está escrito 110V na tensão de entrada. Olhando a figura 6, a ligação do primário é a da direita, e se reparar os enrolamentos estão em paralelo. Se eu remover essa conexão e colocá-los em sérios, acho que consigo a tensão de 220V que é a da minha região.
O mesmo se dá no secundário que na figura 6 está a esquerda. Os enrolamentos estão em paralelo. Não testei esse transformador ainda. Eu pretendo fazer um conteúdo só com ele também.
Figura 6 - Transformador. Fonte: do autor.
Figura 7 - Regulador 7812. Fonte: do autor.
Se inscrevam no blog para não perderem conteúdos. No canal do Youtube Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica traz um vídeo deste equipamento.
Fico por aqui e nos vemos na próxima postagem.
Luiz Cherem - Técnico em Informática e Eletrônica. Criador do Blog Eletricidade Elétrica, do Canal do Youtube Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica
%2009.24.08_c86f6ea5.jpg)
%2009.24.08_62280be6.jpg)
%2009.21.51_91c5cee2.jpg)
%2009.23.28_1e4f6659.jpg)



Comentários
Postar um comentário