Teste de Optoacopladores

 TESTE DE OPTO ACOPLADORES


    Opto acopladores são componentes muito utilizados em circuitos onde se tem a necessidade de uma separação física da parte de comando com a parte de maior energia. São usados largamente em fonte chaveadas para o controle da oscilação do chopper em relação a carga na saída, tendo assim uma tensão constante.

    Dentro de seu envoltório encontrasse um diodo emissor de luz de infravermelho que controla as regiões de saturação ou corte de um foto transistor. Um dos modelos mais comum é o 817 encontrado no encapsulamento DIP 4.    

Figura 01: Diagrama eletrônico de um PC817. Fonte: Farnell Global

      A grande questão é como testar esse circuito integrado. Isso é fácil, na figura 02 apresento um circuito simples que requer somente um LED, um resistor de 1KΩ, um resistor de 330Ω e um botão. Para encontrar os valores dos resistor utilizei com base a tensão de 9V de uma bateria tipo 6F22 comum de se encontrar e os valores de corrente de 10mA para o led infravermelho do opto acoplador, e a corrente de 20mA para o led que vai conectado o terminal referente ao coletor do foto transistor. As tensões dos LEDs arbitrei os valores de 1,2V e 2,2V respectivamente.

Figura 02: Esquemático do circuito para teste de optoacoplador desenhado no software gratuito Kicad. Fonte: do autor

    Com o esquemático desenhado, montei o circuito real em matriz de contato como demonstrado na figura 03. Utilizei um LED branco, uma chave push button de alguma sucata que não lembro. Os resistores são de 1/4W. Utilizei também terminal para bateria 6F22.


Figura 03: Circuito montado em matriz de contato. Fonte: do autor.

    O funcionamento é o seguinte, quando pressionar o botão conectado ao catodo do infravermelho irá "acender" dentro encapsulamento polarizando assim o fototransistor fazendo este conduzir entre coletor emissor, acendendo assim o LED. Ocorrendo isso, o componente está funcionando demonstrado na Figura 04.

Figura 4: Circuito de teste em funcionamento. Fonte: do autor.

    Defeitos mais comuns em optoacopladores:
  • Led Infravermelho queimado - LED DO TESTE NÃO ACENDE
  • Led Infravermelho com baixa emissão - LED DO TESTE ACENDE "FRACO" (Figura 05)
  • Foto transistor em curto - LED DO TESTE ACENDE SEM PRESSIONAR O BOTÃO
  • Foto transistor aberto - LED DO TESTE NÃO ACENDE

Figura 05: Opt oacoplador com defeito, LED de teste acendo "fraco". Compare com a figura 04. Fonte: do autor.

    Com esses testes já dá para avaliar o estado de funcionamento de um foto acoplador. Há outro teste importante que é o resposta em frequência, mas isso é conteúdo para outra postagem. Espero que este post os ajude em bancada.
    No canal do Youtube Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica traz um vídeo demonstrando os teste com um optoacoplador funcionando e outro com defeito. Peço que se inscreva no canal, deixe seu like no vídeo, compartilhe ele e este post.
    Agradeço muito sua atenção e nos vemos na próxima postagem.

Luiz Cherem - Técnico em Informática e Eletrônica. Criador do Blog Eletricidade Elétrica, do Canal do Youtube Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica

    REFERÊNCIA BIBLIOFRÁFICA:

FARNELL GLOBAL; PC817X SERIES; 30 de set. de 2003; Disponível em: https://www.farnell.com/datasheets/73758.pdf; Acesso em: 26 de set. de 2025

Comentários