Conserto de Botão da Parafusadeira Philco PPF01
    Olá pessoal! Em setembro de 2024 no canal do Youtube Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica, mostrei uma parafusadeira da Philco, modelo PPF01, que um vizinho meu jogou fora por não estar funcionando. O defeito era que ela girava para um lado e não girava para o outro. Essa é uma parafusadeira de baixo custo podendo até encontrar ela por R$50,00 em alguns sites. É um modelo bem fraquinho para serviços que não envolve muito esforço. É uma ferramentinha bacana para se ter numa bancada de eletrônica e informática.    
Figura 01: Parafusadeira Philco PPF01. Fonte: do autor.
    É uma parafusadeira pequena, lenta de até 200RPM. Possui apenas um engate sextavado para bits de 1/4 de polegada. Ela é de 4,8V, possui quatro células de 1,2V de níquel cadmio. Tem um botão com duas funções de parafusamento e desparafusamento. Na parte de cima possui um indicador de carga de bateria por meio de três leds e apertando um micro chave.
    Por ser pequena e barata não espere muito. Sua caixa de redução é toda em plástico, logo se fizer muito esforço o desgastes das engrenagens será prematuro levando a quebras. Outra coisa que acontece com muita frequência é o próprio botão de acionamento que para de funcionar por oxidação, sujeira ou desgaste excessivo.
    Bom na época que peguei essa parafusadeira foi isso mesmo, botão com os contatos oxidados. Então venham comigo para aprenderem a arrumar essa parafusadeirinha. Com uma chave Philips tem que remover todos os parafusos da lateral. Ao todo são 7 parafusos, 6 deles são visíveis e um fica embaixo da etiqueta (figura 02).
Figura 2: Disposição dos parafusos da Philco PPF01. Fonte: do autor.
Do outro lado da parafusadeira há dois parafusos, um visível na parte prateada da frente e outro escondido atrás da outro etiqueta, mas estes parafusos não precisam tirar se por só para reparar o gatilho da parafusadeira. Tirando os sete parafusos que falei acima, é só remover a lateral plástica agora e se terá acesso ao interior da parafusadeira (Figura 3).
    Agora, para melhor acesso ao botão, eu resolvi tirar ela da parafusadeira e dessoldar os fios do motor e da bateria. Acompanhem olhando a figura 4. Com a placa fora da parafusadeira, vocês verão que ela tem um chanfro num dos lados dela. Colocando esse chanfro para baixo e para direita os fios de baixo são da bateria. No meio, o fio do centro e o fio da direita são os do motor. Só removam estes quatros fios com um ferro de solda comum. Lembrando que para montar é só seguir o esquema da figura 4. Os dois fios restantes que sobrarem são do LED mas estes são precisam tirar.
Figura 4: Disposição dos fios da bateria e do motor na placa do gatilho. Fonte: do autor.
Botão removido, agora teremos que desmontar ele. Podemos começar tirando a capa plástica preta. Essa capa tem uma parte maior, ela é voltada para cima (figura 5). Fica no mesmo sentido pro fio preto que vai até o LED. Ou vendo o chanfro da placa que descrevi no parágrafo acima, a parte menor da capa fica virada para ele.
    Para remover a capa basta afastar para fora as duas presilhas metálicas que prendem ela ao conjunto do botão, assim ela se soltará.
    Agora temos que desmontar o botão mesmo. Ele tem uma parte de metal que onde fica presa a capa de plástico e uma parte bege de plástico. Na parte de metal tem duas abas que se prendem a parte plástica. Com auxílio de uma chave de fenda, tem que entortar para fora para as duas peças se soltarem uma da outra.
Figura 5: Botão removido da parafusadeira. Fonte: do autor. 
        Ao abrir o botão por completo, bem provável que irá cair as peças mostradas na figura 6. Não tem problema é assim mesmo. Tem duas pecinhas de metal, que parecem um "passarinho". Tem que limpar elas bem, o ideal aqui é usar palha de aço para remover qualquer sujeira delas ou oxidação. Quanto mais brilhantes estivem, melhor.
Figura 6: Peças do botão. Fonte: do autor.
        Agora vamos para a parte bege do botão que fica fixada a plaquinha com chanfro (figura 7). Dentro dela, teremos que limpar os quatros contatos da extremidade. Fica dois contatos metálicos para cada lado. Tem que limpar o melhor possível eles também. Pode limpar raspando eles com algo pontudo de metal. Um faca, um prego novo, chave de fenda, etc. Deixe esses contatos o mais prateado possível.
Figura 7: Parte plástica com contatos do botão. Fonte: do autor.
    Feito os processos de limpeza é só montar o botão agora. As duas pecinhas que parecem "passarinhos" vão dentro da peças bege de plástico com a placa, conforme mostra a figura 8. ATENÇÃO na montagem, o meio da peça "passarinho" vai virado para baixo no meio da peça plástica onde tem um buraquinho. As extremidades das peças pegam nos contatos de cada lado do botão. A outra pecinha que é um eixo metálico preso a uma peça de plásticos com duas pontas, vai dentro de um furinho da peças de metal do botão e essa peça tem que se encaixar com as pecinhas "passarinho".
Figura 8: Montagem das peças móveis do botão. Fonte: do autor.
    A figura 9 demonstra como as três peças móveis tem que estar dentro do botão. Cada ressalto plástico da peça com eixo tem que encostar na parte do meio de cada peça "passarinho". Com cuidado, monte o botão, colocando de volta a peça de metal junto com a peça plástica. Trave bem forçando as laterais da peças de metal junto a peça de plástico com auxílio de um alicate ou chave de fenda. Na dúvida olhe a figura 5 para ver como fica. Aproveite e monte também a capa de plástico. 
Figura 9: Posição das três peças móveis. Fonte: do autor.
Agora se você dessoldou os fios do motor e da bateria é só soldá-los de volta conforme a figura 4. Teste o botão nos dois sentindo, para frente e para trás. Após validar o teste, é só montar tudo dentro da parafusadeira conforme a figura 3. Coloque a outra capa e parafuse tudo. E está pronto.
   Esse é um serviço simples, levará algo em torno de 20 minutos a 30 minutos mais ou menos. Lembrando que essa parafusadeira é um modelo muito simples e pra mim não vale a pena arrumar ela se não for só este tipo de limpeza. Se der defeito na bateria ou no motor só vale arrumar se tiver alguma coisa de sucata.
    Bom pessoal! Espero que este conteúdo os ajude com o conserto dessa parafusadeira. Tentei fazer um passo a passo bem detalhado. No Canal do Youtube Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica tem um vídeo com esse passo a passo aqui apresentado.
    Peço que se inscrevam aqui no Blog para acompanharem nossas postagem. Fico por aqui, muito obrigado por sua atenção e até a próxima.









Comentários
Postar um comentário