Conserto de Duas Fontes Chaveadas Parte 2

  Conserto de Duas Fontes Chaveadas Parte 2


    Segunda fonte chaveada do ferro velho para manutenção. Esta também é um de 12V por 10A da marca Intelbras. Esta usa o CI oscilador LD7575 SMD. A fonte também não apresentou tensão na saída quando ligada.

Figura 01: Fonte Chaveada 12V 10A. Fonte: do autor.
    
    Essa fonte tinha alguns defeitos. Pelos testes que fiz a princípio diagnostiquei o LD7575 com defeito, e também um Zener de 22V SMD com descrição 5M. Troquei o Zener por um PTH de 18V.
    O LD7575 novo comprei pelo Mercado Livre por R$19,00. Troquei o CI e cometi um erro com a estação de ar quente, deixando um tempo a mais e acabou abaloando a placa. Isso é um erro bem grave e devemos prestar muita atenção neste quesito.
    Com o CI trocado liguei a fonte para testar e ela ainda não funcionou. E aí veio o segundo erro que cometi neste fonte. Ao medir as tensões que estavam chegando no LD7575, acabei colocando dois terminais em curto do CI SMD queimando ele e também o mosfet de saída. Isso desanimou um pouco, pois é o tipo de erro que eleva o custo do reparo, mesmo essa fonte ficando comigo, mas é algo que gostaria de evitar.
    Mesmo assim, continuei indo adiante, troquei o mosfet e fui olhar com mais atenção a fonte. Vi então que um das trilhas que chegavam no pino 2 do 7575 está aberta. A ruptura da trilha estava bem embaixo ontem fica o CI, debaixo de um cola. Raspei a cola e o verniz da placa e encontrei a trinca. Solucionei com um jumper por fora (figura 2). Mesmo assim a fonte não ligou, então imaginei que o defeito poderia ter sido essa ruptura e não o CI. Coloquei o CI que veio nela, o que condenei e testei a fonte, e aí então apareceu na tensão, os 12.

Figura 02: Jumper entre optoacoplador e pino 2 do LD7575. Fonte: do autor.

    A fonte ligou mas tinha bastante instabilidade na tensão de saída. Analisando a parte do secundário já que a princípio o primário já estava encaminhado, encontrei o trimpot de1KΩ aberto. Troquei por um multivoltas esse trouxe maior precisão no ajuste (figura 03), gostei bastante do resultado.

Figura 03: Trimpot de 1KΩ trocada por um do tipo multivoltas. Fonte: do autor.
        
    Pronto, fonte preparada para os testei. Resolvi testar com um lâmpada de moto na saída cuja a corrente é de 4,95A em 12V, e quando liga a fonte com a lâmpada conectada, a fonte fazia um chiado forte e a corrente maior que consegui drenar era algo pouco acima de 7A. Pensei que fosse o Mosfet que troquei. Coloquei então um de maior corrente de dreno mas o chiado continuou. Resolvi trocar o optoacoplador e melhorou um pouco. Aí troquei também o TL431 (figura 02) e então o chiado acabou e aí sim a corrente passou os 14A drenados. Acima do que ela foi projetada.

Figura 04: Par TL431 e Optoacoplador trocados. Fonte: do autor.

    No secundário havia uma associação de 3 resistores de 47Ω em paralelo cuja leitura que eu fazia estava estranha. Era para dar 15,67Ω a leitura mas não conseguia esse resultado. Removei os três resistores que eram SMD e coloquei um de 15Ω PTH de 1W (figura 05). Com isso, a fonte com pouco acima de 10A drenados na saída começava a proteger. E assim dei a fonte como reparada. 

Figura 05: Resistor de 15Ω/1W colocado no lugar da associação de 3 resistores de 47Ω em paralelo. Fonte: do autor.

    Essa fonte foi um grande aprendizado pra mim. Mudei minha maneira de trabalhar. Mesmo sendo cansativo e trabalhoso mas é sempre bom analisar todo o circuito. Ver até os últimos detalhes antes de condenar um componente mais custoso.
    Espero que tenham gostado do conteúdo. Lembro a todos que no Canal do Youtube Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica traz um vídeo com o reparo e testes desta fonte.
    Bom fico por aqui, muito obrigado pela sua atenção e nos vemos na próxima postagem.

Comentários