COMPARATIVO 7812 OU LM317
A ideal é fazer do LM317 um regulador de tensão fixa. Muito fácil de elaborar um circuito assim. É só substituir o potência de 5KΩ que fica entre o terminal 1 referente ao ajuste por um resistor equivalente ao valor de tensão que querer na saída do componente, que é o terminal 2.
O valor deste resistor é facilmente encontrado com a fórmula matemática da figura 1. O valor de R1 geralmente é 220Ω, Vref é igual a 1,25V, Iadj é igual a 50µA e Vout é o valor de tensão que querermos na saída.
Agora sim, é só montar um circuito. O esquemático estará na figura 3. A tensão de entrada será de 19V de uma fonte de notebook. O circuito montei em matriz de contato.
UM AVISO IMPORTANTE!!! Em algumas publicações, é comum encontrarmos autores mencionado que devido ao seu baixo valor, descartar da fórmula matemático a variável Iadj. Confesso que fiz isso, e o resultado de R2 ficou próximo de 1,9KΩ. Com isso a tensão de saída foi para aproximadamente 12,5V, o que para alguns circuitos pode ser alto. Utilizando a valor completa e o resistor adequado, o valor que consegui em bancada foi de 12,14V, mais próximo dos 12V teórico desejado. Então cuidado em não seguir o datasheet de um componente de maneira condizente com o que o fabricante determina.
A figura 04 mostra os resultado dos testes que fiz. No canal do Youtube há um vídeo com o mesmo nome desta postagem que traz a filmagem dos testes. O resultado me surpreendeu eu fez eu mudar o jeito de escolhar os componentes. Através do teste, hoje, eu aconselho o uso dos regulares da família 78XX para correntes de até 300mA. Para correntes maiores eu indico o LM317 agora com um arranjo resistivo fixo. Digo isso pois com os testes reparei que o LM317 dissipa menos calor, é mais resistente, e compensa a tensão de saída de acordo com a carga.
Fui um teste bem interessante, acho que foi válida a experiência e também que ela ajuda a todos que estão em dúvidas em um circuito linear regulador de tensão. Realmente espero que os ajude. Fico por aqui hoje. Muito obrigado pela sua atenção. Se houver dúvidas deixem no campo de comentários deste blog ou me enviem por e-mail: eletricidadeeletrica@gmail.com
Um forte abraço para todos e até a próxima postagem!
Luiz Cherem - Técnico em Informática e Eletrônica. Criador do Blog Eletricidade Elétrica, do Canal do Youtube Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica
Comentários
Postar um comentário