Método para achar SMD com defeito
Olá Pessoal! Nesta semana (18/03/2025) apareceu na minha bancada um notebook Asus M515D cujo defeito era não ligar. O cliente me informou que estava usando ele num dia e no outro já não ligava mais. Disse pra mim também que tinha gatos em casa e para eu não me assustar caso encontrasse pelo dentro do notebook.
Figura 01: Notebook Asus M515D. Fonte: do autor.
A parte do conector referente ao polo positivo desta fonte deste notebook era menor que a ponteira da ponta de prova do multímetro. Utilizei um terminal de resistor para ter acesso aos contatos e fazer a medida da tensão da fonte.
Bom, o procedimento a seguir seria remover um a um SSD, memórias, placa de rede sem fio, placa expansora USB, etc. A cada um removido tentar ligar o notebook e ir isolando o defeito. Depois de tudo removido da placa mãe a mesma ainda não dava sinal de acionamento. O botão ON deste notebook é no próprio teclado e em alguns casos dá defeito. Nesse caso tem que testar fazendo um jumper direto no conector do teclado na placa mãe.
Num pesquisa rápida na internet, descobri que é comum neste modelo de notebook, no M515D da Asus, dár defeito em um das fontes de energia da placa mãe.
O procedimento que segui para encontrar o defeito nessa região foi abrir um corrente elétrica limitada na região e encontrar o componente com defeito por temperatura elevada. O ideal é usar um termômetro de infra vermelho mas não tenho. Então o que eu fiz foi seguir a dica que encontrei que foi "molhar" a região em teste com álcool isopropílico, aplica tensão em alguma linha de VCC e ver se o álcool evapora mais rápido em cima de alguma componente.
Na figura 04 mostra o passo a passo. (1) Peguei minha fonte de bancada caseira, removi os cabos banana jacaré e coloquei as ponteiras de prova de um multímetro para injetar um sinal VCC na placa mãe. Na fonte ajustei a tensão de saída para 3.5V e ajustei a corrente para 1A. (2) Aterrei a ponteira GND da fonte com a placa mãe. (3) Coloquei a ponteira "positiva" em um dos indutores da fonte. Ao fazer isso percebi que a fonte de bancada entrou em modo de corrente constante. A tensão foi a próximo de 0V e a corrente segurou em 1A.
O componente em curto era um pequeno capacitor SMD na mesma linha do indutor que testei. Com a estação de retrabalho em 370ºC, removi o capacitor e testei com o multímetro na escala de continuidade. E multímetro acusou curto "bipando". Troquei o capacitor e o notebook voltou a ligar corretamente.
Essa postagem na verdade não foi para mostrar o reparo do notebook em si, mas para compartilhar com vocês o método de análise que encontrei na internet para identificar um possível curto em placa com componentes SMD. Pessoalmente eu gostei do método, achei bem eficiente. Recomendo, caso venham a replicar isso, ajustar a fonte de bancada com uma tensão baixa e também uma corrente de até 1A para não dissipar muito calor na região afetada e com isso prejudicar ainda mais a placa com defeito.
Espero que tenham curtido esse conteúdo. Lembrando a vocês que no canal do Youtube Luiz Cherem Eletricidade Elétrica traz um vídeo com o conteúdo filmado desta postagem. Desde já peço que se inscrevam no Blog e no Canal do Youtube. Compartilhem estes conteúdos com seu amigos. Deixem seu likes e comentem nas postagem. Dúvidas podem ser enviadas pelo e-mail: eletricidadeeletrica@gmail.com
Muito obrigado pela sua atenção, um forte abraço e nos vemos na próxima postagem.
Luiz Cherem - Técnico em Informática e Eletrônica. Criador do Blog Eletricidade Elétrica, do Canal do Youtube Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica, e da conta do Instagram @eletricidadeeletrica.
Comentários
Postar um comentário