Ponte LCR TC-1

PONTE LCR TC-1 (MULTI-FUNCTION TESTER)

 Olá, Pessoal! Tudo bom com vocês? Recentemente adquiri uma ponte LCR TC-1. Já tive um equipamento desse, era o modelo T4, aquele da placa amarela e alimentado com uma bateria de 9V, mas esse deu defeito e passei a diante.

    Depois de assistir alguns vídeos sobre esse modelo TC-1 na época, isso entre 2020 e 2021, decidi hoje, 2025, escolher ele para integrar a minha bancada de eletrônica. Sei que há modelo atuais, com mais funções, mas este era muito mais em conta. Seu valor com frete e imposto saiu R$58,00.

Figura 1: Multi Function Tester TC1. Fonte: do autor.

Esse modelo que comprei veio sem caixa, somente em uma embalagem plástica, tipo ziplock. Acompanha um cabo USB tipo V8 (velhão) para recarregar, um jumper para calibrar ele e três cabos para auxiliar no teste de componentes. Ele tem uma bateria interna de lítio 4,2V. 

Figura 2: Acessórios. Fonte: do autor.

Para o blog, eu desmontei ele para fotografar e postar aqui. Para desmontar é só remover quatro parafusos philips na parte de trás e ele irar se abrir. A bateria fica colada na parte de trás e ligada a placa por um cabo com terminal, bem feitinho. A placa sai fácil, mas tem que tomar cuidado que o display fica solto sendo somente segurado pelo frágil flat que o conecta a placa. Falando na placa, é bem construído. Infelizmente o controlador veio apagado, mas acho que deve ser um Atmega 328.

Figura 3: Leitor desmontado. Fonte: do autor.

    Quando for usar ele leitor de componentes pela primeira vez, e isso eu aconselho para outros, o ideal é calibrar, pois sempre pode haver diferença como clima, pressão, entre outros. Pode ser que não interfira tanto, mas um equipamento bem calibrado na bancada sem cai bem. Acompanhem pela figura quatro as etapas de autoteste do leitor.

1º - Colocar o jumper nos terminais 1,2 e 3.
2º - Apertar a tecla Start
3º - Remover jumper quando aparecer a mensagem Isolate Probe!
4º - Deixar o teste continuar
5º - Quando terminar o teste aparecerá a mensagem: SelfTest End 3.12K
6º - Esperar o testador desligar sozinho. Após isso estará pronto para o uso!


Figura 4: Etapas de autoteste. Fonte: do autor.

    Agora vamos ao que interessa. Bom, eu comprei esse equipamento para testar a ESR de capacitores eletrolíticos. ESR é a resistência série equivalente que aparece no capacitor. Seu valor tem que estar dentro dos parâmetros para que o capacitor funcione corretamente e não interfira no circuito. Esse valor de ESR é tão importante quando o próprio valor de capacitância para o ideal funcionamento do circuito. A tabela abaixo mostra os valores ideal de ESR para determinados valores de capacitância.

Figura 5: Tabela de valores máximos de ESR de capacitores. Fonte: Site Eletronica PT

    Bom, na figura 6 há um compilação de imagens com o teste vários componentes que tenho em bancada. Testei com capacitor cerâmico e eletrolítico, diodos, transistores, indutor e resistor. Este leitor não reconhece Triac maiores como o BTA24, acredito por não atingir a corrente necessária de disparo. Ele também mede diodo zener mas para isso tem que colocar o componente na parte do conector ZIF que diz "K A A".

Figura 6. Alguns testes em componentes. Fonte: do autor.

    Ficamos por aqui então, pessoal! Espero que tenha curtido essa postagem. Lembrando que no canal do Youtube Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica traz um vídeo que mostras os testes deste medidor. Peço que deixem seus comentários aqui no blog e maiores dúvidas podem me enviar no e-mail eletricidadeeletrica@gmail.com.
    Fico por aqui, um forte abraço e até a próxima postagem!

 Luiz Cherem - Técnico em Informática e Eletrônica - Criador do Blog Eletricidade Elétrica, do Canal no Youtube: Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica e da conta do Instagram: @eletricidadeeletrica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ELETRONICA PT; Tabela de valores máximos de ESR de capacitores; Rev.13 jun. 2023; Acesso em: 17 Fev. 2025; Disponível em: https://pdfcoffee.com/tabela-de-valores-maximos-de-esr-de-capacitores-pdf-free.html

Comentários