Regulador Linear de Tensão

 Regulador Linear de Tensão

    Anteriormente vimos um circuito de regulação fixo de tensão com um diodo Zener para ajustar a tensão máxima DC e assistido por transistor para disponibilizar mais corrente na saída.

    Com este circuito que lhes apresento hoje, poderemos variar a tensão na saída entre 0V a uma tensão máxima (dependente de um CI regulador ou de um diodo Zener).

    O circuito é o mesmo que foi apresentado no vídeo do regulador Zener mas será adicionado um potenciômetro entre o catado do Zener e a base do DB139, com isso variaremos a tensão na saída do nosso circuito. O potenciômetro será de 10KΩ e para se ter um ajuste fino de tensão colocamos um outro potenciômetro de 1KΩ em série.

    Na saída do regulador terá um filtro composto de um resistor de 10KΩ, um capacitor eletrolítico de 10µF e um capacitor cerâmico de 100nF. Também terá um diodo em antiparalelo com a saída para proteção de inversão de polaridade e rota de fuga para cargas induzidas.

Figura 1: Esquemático do circuito. Fonte: do Autor.

    O circuito ainda é simples como o outro com apenas a adição de potenciômetro. Mas se eu quiser que a corrente na saída tenha um valor máximo, e se esse valor venha a exceder limite, a tensão na saída vai para 0V protegendo a fonte e carga?

    Para isso usaremos um circuito bem simples, com um SCR e um resistor sensor chamado de Shunt. SCR é um diodo controlado onde ele irá só conduzir quando uma pequena corrente for aplicada no seu terminal de disparo.

Figura 2: Esquemático do circuito completo. Para correntes de até 3A, pode-se utilizar um TIP122 no lugar do par composto pelo DB139 e MJE13007. Fonte: do Autor.

    O resistor Shunt está em série com GND e sem paralelo com os terminais de gate e catodo do SCR. Assim que uma alta corrente percorrer o shunt, pela lei de ohm, será gerado uma tensão que será a mesma entre os terminais 3 e 1 do SCR, essa percorrerá o resistor de 470R gerando uma corrente que irá disparar o SCR.

    Enquanto isso, no circuito de regulação, entre o catado do Zener e o potenciômetro, colocaremos um transistor BC547 ou BC337 como chave. Em funcionando normal, ele será polarizado para ficar como chave fechada, assim a corrente do Zener passa para o potenciômetro e dele para o par Darlington. Mas quando o SCR conduzir para o GND, fará os diodos 1N4148 conduzir também, migrando as correntes de base dos BC547 (ou 337) e do BD139 para o GND também, que entrarão em corte e levando a tensão a 0V na saída da fonte. O led “RED LED” acenderá como um alerta luminoso.

    Para rearmar a fonte, tem que remover curto ou a carga de alto consumo da saida da fonte, levar o potenciômetro de ajuste de tensão a 0V e clicar no botão SW1, fazendo o SCR para de conduzir.

    No canal do youtube Eletricidade Elétrica (https://www.youtube.com/channel/UCTZ2AZlBDnCw4-kQO9J3czw) mostrarei um vídeo deste circuito em funcionamento explicando as etapas de regulação de tensão e de proteção.

    Espero que curtam este conteúdo, se tiverem dúvidas deixem elas nos comentários desta postagem ou entrem em contato comigo via e-mail: eletricidadeeletrica@gmail.com.

    Grato pela atenção de vocês até aqui!


Comentários