Conserto Minipa ET1002

 Conserto Minipa ET1002

    Há alguns dias, durante um chamado técnico, fiz a pior coisa do mundo. Por desatenção queimei meu multímetro Minipa ET1002. Este aparelho uso muito na maleta de ferramentas de serviços externos. Por se pequeno, eu acho prático usar ele para essa função. Vez ou outra utilizo em bancada e também nos vídeos para o canal do Youtube.

    Eu tinha utilizado ele para um vídeo de fonte no canal e para isso mudei a posição da ponteira vermelha para 10A e guardei ele assim. No serviço eu precisava testar uma tomada, geralmente uso chave de teste mas naquele dia não sei porque eu usei o multímetro. Coloquei na escala de 600VAC mas não mudei a posição da ponteira vermelha. Deu um estouro e aí reparei que tinha feita "cacaca".

    Bom, em casa com a cabeça fria. Olhei para ele e pensei: "Por que não tentar consertar o Minipa e filmar para a galera do Youtube". Posicionei a câmera, enchi a caneca de café e começou o show. Ao abrir o multímetro vi as marcas que minha falta de atenção deixou gravado no ET1002.

Figura 1: A trilha que conecta a ponta COM com o resistor SHUNT sumiu. Fonte: do autor.

    A trilha que conecta a ponta COM do multímetro com o resistor SHUNT parecia que tinha passado pelo estalo do Thanos. Sumiu. A marca estava bem forte e pensei que seria bem difícil que o multímetro voltasse a funcionar, mesmo assim continuei com reparo. Desmontei ele todos, limpei toda a placa com álcool isopropílico e devolvi testar componente por componente, menos o CI que é do tipo bolha de resina. Procurei um esquemático pela internet para facilitar mas não encontrei. Então fui as cegas e descobrindo os defeitos aos poucos. Vale ressaltar que o fusível de 10A não estava queimado, possivelmente por causa que a escala de corrente não setada.

    Primeiro refiz essa trilha do Shunt com o conector COM e liguei. Voltou a funcionar as funções de tensão mas a de resistência não e no teste de diodo ele bipava sozinho. Decidi remover o transistor Q1 que é um NPN S9013. Vi que entre base e coletor ele não conduzia e entre base emissor ele mostrava uma queda de tensão de apenas 100mV. Procurando no meu estoque, na sorte, encontrei um S9013 que tinha retirei de algum aparelho, mas não lembro qual. Este apresentava quedas de tensão com valor de aproximadamente 700mV, que são mais aceitáveis.
    
    
Figura 2: Transistor Q1 trocada e trilha refeita com fio de cobre estanhado. Fonte: do autor.

    Mesmo fazendo esse reparo, as escalar de resistência não funcionavam e o bip ainda funcionava sozinho sem a ponteiras estarem encostadas. Foi nessa hora que desisti, qualquer o multímetro e resolvi comprar outro.

    Passado umas três semanas, resolvi analisar o multímetro novamente. Com mais calma e uma caneca com café novinho, voltei a olhar a placa do Minipa com mais calma. Foi aí que reparei um mancha estranha de queimado no lado interno do botão de seleção dele. Aí pensei em colocar o cursor na escala de 600VAC e ver aonde na placa aquela mancha ficaria.

Figura 3: Mancha de queimado em forma de ponto no botão de seleção. Fonte: do autor.

    Depois de analisar, vi que esse ponto batia com uma ilha que fica no meio de uma trilha na parte da pista de seleção de função e essa ilha conecta essa trilha a outra, do outro lado da placa, que conecta ao coletor do S9013.

Figura 4: Ilha que fica na área da mancha de queimado do botão. Fonte: do autor.


Figura 5: A trilha leva ao coletor do S9013. Fonte: do autor.

    Refiz essa trilha também utilizando um pequeno fio de cobre ligando os dois pontos e pronto, o Minipa voltou a funcionar todas as funçãos. Fiz todos os testes possível, comparando os resultados com outro multímetro que tenho e os valores ficaram muito próximos, logo se mostrando um multímetro confiável.

    Abaixo deixarei o link para o canal do Youtube ontem mostro os reparos feitos. Espero que tenham curtido esse conteúdo e nos vemos na próxima postagem. Falou!





Comentários