Conversor Buck LM2596 CV-CC
Navegando a quase duas semanas pelos produtos de um site estrangeiro, me deparo com um circuito Step Down, bem interessante. É um conversor buck com CI LM2596 que possui um ajuste de corrente constante. Já mostrei aqui no blog e também no canal do Youtube um conversor buck com LM2596 mas aquele só possuía ajuste de tensão.
Figura 1: Conversor Buck com CI 2596. Fonte: Do autor.
Como dito acima, já falei sobre os conversores buck comerciais com LM2596, então se quiser saber mais sobre este CI, é só voltar algumas postagens e procurar.
Este conversor paguei R$8,86 (com impostos) e levou apenas 14 dias para chegar. Eu comprei ele pois pensei em um circuito de fonte. Quem me conhece tanto aqui pelo Blog quanto no Canal do Youtube, adoro fazer circuito e apresentar várias opções de fontes.
Pensei em um fonte bem compacta e barata que pretendo montar em bancada para recargar os packs de bateria de lítio 18650 que monto.
Vamos lá, este circuito é similar aos outros. Tensão de entrada vai de 7VDC a 35VDC e na saída teremos a variação de 1,2VDC a 30VDC. A corrente varia também de 0 a 3A. Este módulo ele serve como fonte de corrente para carregar baterias e nele há um terceiro trimpot de 100kΩ para ajustar o led de "recarga completa".
Pesquisando na internet encontrei uma postagem de um blog que mostra o esquemático deste circuito. Através daquele esquemático eu montei um novo pelo Kicad.
Mas dá para montar uma fonte de bancada com um módulo desse? Eu diria que sim, mas com potência muito limitada, trabalhando a tensão e corrente para se ter 15W na saída no máximo, pois em testes que faço e apresento no vídeo que está no canal do Youtube, o CI e o indutor esquenta demais e esse calor também se faz presente no capacitor eletrolítico de 220uF na entrada, o que não é nada bom.
Em razão disso não é um circuito muito viável para um fonte de bancada, porém não é um circuito descartável. Minha ideia é montar com ele um carregador de bateria e utilizador essa função dos Leds de Charging e OK.
Resolvi criar outra tabela de eficiência, como feito com os outros conversores, para este. Os valores ficaram próximo ao primeiro com CI2596. Mas eu resolvi, com este circuito, extrapolar os 15W que determinei para o antigo circuito. Na tabela da figura 3, as células das duas colunas de potência em vermelho, corresponde aos valores que ultrapassaram os 15W. Com essa tabela em mãos, me surpreendi ao perceber que a eficiência deste circuito foi maior proporcionalmente com tensão a partir de 24V na entrada.
Bom pessoal! Espero que tenha gostado do conteúdo. E nos vemos na próxima postagem!
Referência Bibliográficas
GRUJICH, Dushan; POWER LED DRIVER; Disponível em: https://www.geocities.ws/dushang2000/Microscopy/Power%20LED%20Driver/Power%20LED%20Driver.html; Acesso em: 29 de Jan. de 2024.
Comentários
Postar um comentário