Como ligar um LED corretamente

 Como ligar um LED corretamente

    Parece meio bobo mas você sabe ligar um LED corretamente? Polarizar ele devidamente a fazer com que obtenha o máximo brilho sem danificá-lo? Ou até mesmo pegar um led desconhecido e ligar ele de modo que não queime.

    LED's são diodos emissores de luz, e como todo diodo, possui anodo e catodo. Polarizando ele no sentido anodo catodo ele libera a passagem de corrente e como efeito transforma parte da energia em luz. E no sentido contrário, ao ser polarizado entre catodo e anodo ele bloqueia a passagem de corrente e não emite luz.

    Bom, como todo componente também, os LED's possuem muitas vezes, dependendo do fabricante, uma folha de dados, conhecida como datasheet, que informará a sua tensão e corrente máxima de operação. Mas nem sempre temos como saber o fabricante e também modelo de um led. Quando isso acontece, quando não sabemos essas informações de tensão e corrente deste componente, utilizamos um valor teórico que irá fazer o componente entrar em operação sem danificá-lo.

    Eu utilizo os valores de 2,2V e 20mA para operar um led desconhecido. Esses valores aprendi nos cursos de eletrônica que fiz e tenho utilizado eles nem meus projetos e confirmo que os leds acionados com esses valores até hoje estão funcionando nos meus projetos montados.

    Com esses valores eu consigo ligar qualquer led independente da tensão que sua fonte forneça. É só utilizar a fórmula da figura abaixo:

Figura 1: Equação do valor do resistor em série de um led. Fonte: do Autor.

    Vamos para alguns exemplos:

    1) Ligar um led desconhecido há uma fonte de 5V:
    R_led = (V_fonte - V_led)/I_led
    R_led = (5 - 2,2)/0,02
    R_led = 140Ω
    *Utilizar o valor real de 150Ω

    2) Ligar um led desconhecido há uma fonte de 24V:
    R_led = (V_fonte - V_led)/I_led
    R_led = (24 - 2,2)/0,02
    R_led = 1090Ω    
    *Utilizar o valor real de 1kΩ ou 1,2kΩ
    **ATENÇÃO para a potência do resistor nesse caso:
    P_R_LED = R_led x I_led x I_led
    P_R_LED = 1000 x 0,02 x 0,02 = 0,4W -> UTILIZAR RESISTOR DE 1/2W ou 1W
    P_R_LED = 1200 x 0,02 x 0,02 = 0,48W -> UTILIZAR RESISTOR DE 1W

    Seguindo essas dicas que mostrei acima, muito dificilmente teremos problemas ligando um led desconhecido ou conhecido em qualquer fonte de tensão de corrente contínua.
    Espero que tenham gostado deste conteúdo.
    Dúvidas sobre esse assunto ou outros podem entrar em contato comigo aqui pelo comentário do Blog ou pelo E-mail: eletricidadeeletrica@gmail.com
    Um forte abraço para todos e até a próxima postagem!

Comentários