Circuitos Mistos de Resistores

 Circuitos Mistos de Resistores

    O último tema de circuitos iniciais com resistores desta série sobre eletrônica básica é sobre circuitos mistos, ou seja, circuitos que possuem associações de resistores em série e em paralelo.

    Para analisar estes tipos de circuitos e começar os cálculos dos valores de tensão e corrente, primeiro temos que "descobrir" as associações existentes no circuito e esta é a parte mais crítica pois se a análise estiver incorreta isto fará com que seus cálculos estarão incorretos também.

    Uma dica que dou, que funciona muito bem pra mim, é primeiro descobrir os resistores em paralelo, calcular o equivalente destes para tentar deixar o circuito com um resistor apenas ou transformá-lo num circuito puramente em série.

Figura 01: Exemplo de circuito misto de resistores. Fonte: do autor.

    Analisando o circuito da figura 1, primeiro verificamos a disposição dos resistores. Podemos observar que R2 e R3 estão em paralelo entre si. Se calcularmos o equivalente paralelo destes e substituir no circuito, teremos um circuito em série com R1, RP (R2//R3) e R4. A partir disto é só associar este resistores em série e encontra um único resistor equivalente em série e aí encontrar a corrente total. 

    Com o valor da corrente total, encontramos a queda de tensão em cima de R1, RP e R4. Encontrando A tensão em cima de RP é só calcular a corrente que passa por R2 e R3 utilizando Lei de Ohm.

Figura 02: Exemplo de circuito misto de resistores. Fonte: do autor.
    
    Agora analisamos o circuito da figura 2. Temos R1 em paralelo com R2, R3 e R4 que estão em série. Neste caso não tem como ir pela dica que passei anteriormente. Para este circuito, começaremos encontrando o RS, ou seja, o equivalente em série (RS) de R2, R3 e R4. Após isso calcularemos o RP de R1 e RS. Com isso encontrando a corrente total do circuito. Observamos que a tensão da fonte é a mesma de R1 e a mesma em RS, pois os três estão em paralelo. Então podemos calcular a corrente em RS e R1, somar os dois resultados e obter a corrente total.


Figura 03: 
Exemplo de circuito misto de resistores. Fonte: do autor.

    O circuito da figura 03 é o mesmo que o da figura 02 com a adição de um novo resistor em série. Para este caso começaremos encontrando o RS de R3, R4 e R5. Depois o paralelo de RS com R2 e chegamos a um RP. No final teremos um circuito com R1 em série com RP. A partir disto já temos condições de encontrar as correntes, tensões e potência do circuito.
    Com R1 e RP através da Lei de Kirchhoff das Tensões (LKT) chegamos nas quedas de tensões de cada resistor. Com a queda de tensão em RP podemos calcular pela Lei de Ohm, as correntes que passam por R2 e pelo RS (R3 + R4 + R5).
    Como visto, com uma análise bem simples e rápida, podemos chegar nos valores de tensão e corrente bem fácil. Mas nem todo esquema de um circuito, vem bem desenhado. Veja a Figura 4:

Figura 04: Exemplo de circuito misto de resistores. Fonte: do autor.

    Bom, talvez para quem tenha mais experiência fique fácil de enxergar as associações. Mas para quem ainda está em aprendizado e não "enxerga" as associações, a dica que passo é redesenhar o circuito de um modo simples mantendo as ligações. Siga ligação por ligação e componente por componente, e o desenho ficará similar ao da Figura 5.

Figura 05Exemplo de circuito misto de resistores. Fonte: do autor.

    Agora sim, vemos que R1 está em série com R2, chegando a um resistor equivalente RS1. R5 está em série com R6 resultando em um resistor equivalente RS2. Após isso temos um resistor equivalente paralelo de RS1, R3, R4 e RS2. A partir disto podemos facilmente calcular todas as tensões, correntes e potência do circuito. Caso não tenha entendido ainda, analise a figura 6.

Figura 05Exemplo de circuito misto de resistores. Fonte: do autor.
    
    Recapitulando:
    1) Sempre encontrar as associações do circuito;
    2) Se necessário, reduzir ao máximo o circuito;
    3) Redesenhe o circuito caso seja complicado enxergar as associações, mas fique atendo em mantém as mesmas ligações.

   Espero que este conteúdo ajude você com a entender melhor circuito elétrico que possuem uma associação mista de resistores. E encerramos aqui o conteúdo básico de circuitos elétricos. Façam exercícios, procure no Google mesmo exercícios de circuitos elétricos só com fontes e resistores. Algum circuitos não serão possíveis resolver por simplificação de série, paralelo ou misto, para alguns é necessário outros tipos de análise que talvez eu aborde aqui em um outro momento.

    Se tiver dúvidas ainda, pode entrar em contato comigo via o e-mail eletricidadeeletrica@gmail.com que eu tentarei lhe ajudar. Lembrando que no canal do Youtube Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica terá uma vídeo explicando circuito elétrico com associação de resistores em série na prática, montado em matriz de contato, bem legal, confira lá.
    Agradeço sua atenção e nos vemos na próxima postagem.
Luiz Cherem - Técnico de Informática e Eletrônica - Criador do Blog Eletricidade Elétrica, do Canal do Youtube Luiz Cherem  - Eletricidade Elétrica e da conta no Instagram @eletricidadeeletrica


Comentários