Gerando tensão CC negativa com ICL7660

Gerando tensão CC negativa com ICL7660

    Em algum momento na eletrônica você deve ter precisado de uma inversão de nível quiescente (CC) em seu circuito. Seja uma alimentação negativa de uma fonte simétrica, seja uso de um pequeno sinal. O mais comum que me vem a mente seria pensando em uma tensão negativa para alimentação de um amplificador operacional.

    Em um projeto que já apresentei aqui no blog, o de fonte de alimentação com modo de corrente corrente, é necessário uma alimentação negativa no ampop para poder excursionar o sinal o valor de tensão a partir de 0V. Naquele projeto eu utilizei um circuito com um oscilador 555 para gera uma tensão de -5V. O circuito é funcional mas exige alguns outros componentes e talvez sua montagem em uma placa se torne mais complexa.

    Para simplificar isso eu trago hoje um circuito integrado que através de uma tensão de 5V (segundo o fabricante menciona na folha de dados dos componente, ele pode ser alimentado com até 10V), ele inverte o sinal para -5V. Este componente é o conversor de tensão ICL7660. Comumente encontrado no encapsulamento DIP8 é de fácil montagem e adaptação em um circuito.

    Para a utilização do ICL7660 é necessário que chegue até o seu pino 8 uma tensão de 5V (através de um 7805 por exemplo) e em seu terminal 3 chegue GND. Além disso é necessário somente dois capacitores eletrolíticos de 10uF, um para seu oscilador interno e outro para filtrar a tensão.

Figura 1: Esquemático com ICL7660. Fonte: do autor.

    Este circuito é muito simples de montar como citei acima. O capacitor C1 é responsável pela frequência de seu oscilador interno, cujo o valor é de 10KHz. No terminal 5 do ICL7660 teremos uma formada de onda quadrada com pino de -5V (se no pino 8 tiver com 5VCC) com duty cicle de 50%. Para filtrar esse sinal de onda quadrada é necessário um capacitor de 10uF (para -5V, um de 16V de isolamento já serve). Esse capacitor de filtro, denominado de C2 no esquemático da figura 1 têm seus terminais, negativo e positivo, conectados respectivamente nos terminais 5 e 3 do ICL7660.
    
Figura 2: Esquemático com ICL7660 com 7805. Fonte: do autor.

    Na figura 2 deixo disponível para todos os leitores o esquemático do ICL7660 alimentado com 7805 no pino 8. Também dá para montar um circuito com diodo zener, aí fica a critério do projetista. A vantagem de montar com o diodo zener seria mais para poupar espaço numa PCB.

    Bom pessoal, espero que tenham curtido este post. Lembrando a vocês que no canal do Youtube: Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica, traz um vídeo com este circuito. Peço a você que se inscreva lá no canal, curta os vídeos e deixe seu comentário. Me siga também aqui no Blog e no Instagram @eletricidadeeletrica. E se quiser mandar uma mensagem particular, me inscreva no e-mail eletricidadeeletrica@gmail.com.

    Nos vemos no próximo post!

Luiz Cherem Técnico em Informática e Eletrônica - Criador do Blog Eletricidade Elétrica, do Canal no site Youtube Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica e do perfil no Instagram @eletricidadeeletrica.

Referência Bibliográficas

RENESAS - ICL7660, ICL7660A CMOS VOLTAGE CONVERTERS - Rev. 7.00; 5 Out. 2010; Disponível em: https://www.renesas.com/br/en/document/dst/icl7660-datasheet; Acesso em: 03 mai. 2022.

Comentários