Gerando tensão CC negativa com ICL7660
Em algum momento na eletrônica você deve ter precisado de uma inversão de nível quiescente (CC) em seu circuito. Seja uma alimentação negativa de uma fonte simétrica, seja uso de um pequeno sinal. O mais comum que me vem a mente seria pensando em uma tensão negativa para alimentação de um amplificador operacional.
Em um projeto que já apresentei aqui no blog, o de fonte de alimentação com modo de corrente corrente, é necessário uma alimentação negativa no ampop para poder excursionar o sinal o valor de tensão a partir de 0V. Naquele projeto eu utilizei um circuito com um oscilador 555 para gera uma tensão de -5V. O circuito é funcional mas exige alguns outros componentes e talvez sua montagem em uma placa se torne mais complexa.
Para simplificar isso eu trago hoje um circuito integrado que através de uma tensão de 5V (segundo o fabricante menciona na folha de dados dos componente, ele pode ser alimentado com até 10V), ele inverte o sinal para -5V. Este componente é o conversor de tensão ICL7660. Comumente encontrado no encapsulamento DIP8 é de fácil montagem e adaptação em um circuito.
Para a utilização do ICL7660 é necessário que chegue até o seu pino 8 uma tensão de 5V (através de um 7805 por exemplo) e em seu terminal 3 chegue GND. Além disso é necessário somente dois capacitores eletrolíticos de 10uF, um para seu oscilador interno e outro para filtrar a tensão.
Referência Bibliográficas
RENESAS - ICL7660, ICL7660A CMOS VOLTAGE CONVERTERS - Rev. 7.00; 5 Out. 2010; Disponível em: https://www.renesas.com/br/en/document/dst/icl7660-datasheet; Acesso em: 03 mai. 2022.
Comentários
Postar um comentário