Células de Lítio 18650

     Olá pessoal. O tópico da postagem de hoje é um assunto que muitos já conhecem mas que poucos ensinam com o devido cuidado. O reuso de células de lítio 18650. Muito fáceis de encontrar em sucatas de baterias de notebook, essas células quando em bom estado, podem ser reutilizadas em outras aplicações. Mas, muito importante salientar que alguns cuidados devem ser tomados.

Figura 1: Célula 18650. Fonte: do autor.

    As células de lítio é nada mais é que uma fonte recarregável de energia com uma excelente eficiência energética. São encontradas em vários tipos de baterias e possuem alguns formatos. Neste post falarei somente da 18650, pois é a que uso em meus projetos. As outras, como não utilizo, não tenho como comentar sobre elas.

Figura 2: Modelo da Célula: Fonte: do autor.

    As células 18650 possuem tensão nominal de 3,7V podendo alcançar até 4,2V quando totalmente carregadas. Elas possuem um dispositivo de proteção interno, e este quando aberto deixa a bateria inutilizável, sendo que a mesma terá que ser devidamente descartada em uma coleta de bateria. O meio ambiente agradece.

    Em seu corpo, as células de lítio 18650 possuem gravados o fabricante e o modelo de cada uma delas. Em uma pesquisa fácil pelo site Second Life Storage (https://secondlifestorage.com/index.php?pages/cell-database), entrado com os dados de fabricantes e modelos das células se tem acesso a informações como tensão nominal, corrente de descarga, capacidade, entre outros.

   Ao reaproveitar uma célula dessa, eu utilizo os seguinte métodos. Primeiro, faço uma inspeção visual para saber como está a parte física dela. Se possuir algum amassado, se apresentar algum tipo de vazamento, oxidação entre outros, eu a descarto na hora. Em segundo, meço a tensão da célula. A mesma tem que apresentar uma tensão acima de 2,6V. Abaixo disso, para os meus critérios, que tem funcionado muito bem, a célula não servirá. Em terceiro, do jeito que ela está, faço um teste rápido de descarga com a carga eletrônica de bancada, drenando uma carga entre 500mA a 1000mA, acompanhando a tensão. Logo após eu recarrego cada célula utilizando um controlador TP4056 e uma fonte de 5V.

   

Figura 3: Módulo de recarga de célula 18650 com CI 4056. Fonte: do autor.

    Durante a etapa de recarga da célula em teste, faço constantemente a verificação da temperatura da mesma. Se houver um aumento brusco da temperatura da célula, eu interrompo a recarga e descarto a célula. As que recarregam sem problemas passam para um tempo de armazenamento. Este teste que faço consiste em guardar a célula recarregada durante um tempo que varia de três a quatro semanas. Após este tempo, as células que apresentarem uma tensão muito abaixo da tensão após recarga, eu descarto. Essa queda de tensão é algo de até 500mV.

    Após todos estes procedimentos serem concluídos com êxitos, eu considero a célula reaproveitável.

    Algumas dicas para sua segurança:

    1 - NÃO UTILIZE UMA CÉLULA 18650 QUE ESTEJA APRESENTANDO SUPERAQUECIMENTO, ELA PODE EXPLODIR. COLOQUE ELA EM UM LUGAR LONGE DA LUZ DO SOL E AREJADO, ESPERE A MESMA ALCANÇAR A TEMPERATURA AMBIENTE E A DESCARTE;

    2 - NUNCA ESMAGUE A CÉLULA DE LÍTIO CASO O SEU "FUSÍVEL" INTERNO ESTEJA ABERTO. ELE É UMA PROTEÇÃO E SE ELE É INTERNO É PORQUE NÃO SE PODE TROCAR E A MESMA TEM QUE SER DESCARTADA;

    3 - NUNCA RECARREGUE UMA CÉLULA DE LÍTIO COM SOBRE TENSÃO. USE SEMPRE UM MÓDULO DE CONTROLE;

    4 - NÃO PERFURE UMA CÉLULA DE LÍTIO, NÃO MORDA, NÃO A COLOQUE NO FOGO, NÃO FAÇA NELA O QUE NÃO GOSTARIA QUE FIZESSE CONTIGO;

    Bom pessoal, espero que tenham gostado deste conteúdo. Caso tenham mais dúvidas podem escrever aqui no campo de comentários ou se quiserem podem enviar um e-mail para eletricidadeeletrica@gmail.com.

   Lembro a todos que o canal Luiz Cherem – Eletricidade Elétrica no site Youtube traz um vídeo que complementará esta postagem do blog. Me sigam também no instagram @eletricidadeeletrica.

    Lembrando que essa postagem é para instrução, e que me isento de qualquer responsabilidade em caso de negligência, mal uso, mal procedimento por conta do leitor. Usando o bom senso e a segurança dificilmente se terá algum problema.

    Aguardo vocês na próxima postagem, até mais!

Luiz Cherem - Técnico em Informática e Eletrônica – Criado do Blog Eletricidade Elétrica e do canal do Youtube Luiz Cherem – Eletricidade Elétrica

    Referências Bibliográficas:

SECOND LIFE STORAGE - Disponível em: (https://secondlifestorage.com/index.php?pages/cell-database/); Acesso em: 18 ABR 2022

Comentários