Fonte de bancada utilizando uma fonte ATX

 Fonte de bancada utilizando uma fonte ATX

Figura 1: Fonte de bancada utilizando placa de fonte ATX. Fonte: do autor.

    Olá pessoal. Enquanto eu estava cursando o curso técnico em eletrônica, veio a pandemia de 2020 e as aulas, que antes eram presenciais, passaram a ser na modalidade ensino a distância. Eu estava já no começo da terceira fase do curso, e como não queria parar de estudar, comecei a investir numa estrutura na minha oficina de informática para continuar nas aulas de eletrônica e fazendo as atividades práticas a distância. Aprender eletrônica só é possível se, além do conteúdo teórico, você pratique as atividades em bancada.
    Investi em um mini osciloscópio DSO138 que vocês já devem conhecê-lo pelos vídeos no canal do Youtube Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica. Também investi em um leitor LCR daqueles de placa amarela, e também em componentes e outras ferramentas para que eu pudesse continuar no curso sem problemas.
    A terceira fase do curso técnico que fiz, eu tive que apresentar dois circuitos eletrônicos. Na disciplina Amplificadores Operacionais o projeto foi um gerador de funções com o C.I ICL8038, que tem vídeo também no canal e postagem aqui no blog. E na disciplina de Eletrônica Analógica 2 apresentei um amplificador de sinais e áudio. Para ambos os projetos eu tive que utilizar o DSO138 e ele me salvou bastante, embora muitos o consideram como brinquedo, este osciloscópio ajuda muito quem quer iniciar no mundo da eletrônica e não tem condições de investir em um osciloscópio profissional.
    Voltando sobre os requisitos de bancada para os projetos que eu tive que apresentar, além do DSO138, tive que fazer uma fonte de bancada simétrica. Que fique claro que a instituição onde fiz o curso não exigiu que eu investisse em equipamento algum, foi minha própria decisão ir atrás destes e comprá-los. Eu podia muito bem trancar a matrícula do curso e retornado as aulas práticas assim que a modalidade presencial normalizasse.
    Bom, entre vários projetos que vi na época de fonte simétrica, o que mais em interessou foi utilizar como base uma fonte ATX ou fonte de computador. Como eu trabalho com informática tinha umas fontes ATX usadas e funcionando, assim foi fácil construir uma. Mas queria algo bonito e muito funcional. 
    Peguei uma das fontes ATX usada, removi a placa e o cooler do gabinete de metal, pois usei caixa para montagem que visualmente seria mais agradável. Eu quis usar todos os recursos da fonte para deixar disponível na frente. Vou deixar abaixo uma tabela com os fios da fonte ATX que usei.

Figura 2: Tabela com as ligações que utilizei. Fonte: do autor.

    A fonte ATX que utilizei só tinha a saída -12V. Fontes mais antigas tem o fio branco que fornece a tensão de -5V. Como na minha não havia esse fio branco, e achei legal ter dois circuitos de fontes simétricas, no caso 12V -12V e 5V -5V, eu fiz uma derivação do fio azul (-12V) e a conectei em um regulador 7905 e assim consegui o -5V.
    Achei legal também fazer uma saída regulada. Fiz um circuito básico com LM317 e o conectei em um dos fios amarelos de 12V. Resolvi montar dois mostradores analógicos para mostrar tensão e corrente do circuito linear. Utilizei mostradores analógicos de tensão AC e converti um para tensão DC baixa e o outro para medir corrente. Em breve farei uma postagem aqui no blog sobre este tipo de conversão.
    Além disso, incrementando mais a fonte, conectei um dos fios vermelhos (5V) a placa comercial de circuito PWM. A ideia era ter um nível 0 a 5V para utilizar como clock de circuitos digitais TTL. Essa placa tem o ajuste de duty cycle pelo potenciômetro e trabalha numa frequência de 1KHz.

Figura 3: Circuito PWM comercial que foi utilizado. Fonte: do autor.

    E por último, montados na frontal do gabinete, tinha um interruptor liga e desliga, um LED informando que a fonte estava conectada a rede elétrica e outro LED indicando que a fonte estava ligada. Como eu utilizei uma fonte ATX antiga, essa placa veio a falhar depois de um tempo e acabei não montando outro circuito similar. Mas eu gostei muito de usá-la, e usei bastante, ajudou muito. Recomendo para quem tiver interesse montar uma assim. Claro que não precisa de todos os recursos que fiz, podendo montá-la do jeito mais básico e até mesmo aproveitando o gabinete próprio dela. Lembrando que, o gabinete das fonte ATX é de metal, então tenha muito cuidado ao cortá-lo ou furá-lo pois pode surgir rebarbas de metal, ou cantos vivos afiados, que ocasionam em lesão. Atenção também ao utilizar o gabinete de metal das fontes ATX, pois tem que isolar muito bem os fios, conexões e emendas utilizadas para não gerar curto circuito. Aliás, esses cuidados que mencionei abrangem qualquer uso de material metálico para circuito eletrônicos.
    Eu ainda tenho a frente do gabinete que utilizei para a fonte ATX. No gabinete em que ela estava montada, eu instalei o circuito com LM350 e MJE13307 com proteção de sobre corrente com SCR e Relê, (vídeo no canal Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica) fazendo uma nova frente usando uma tampa plástica de notebook. Fiz isto pois tem chances de eu construir este tipo de fonte de bancada com circuito ATX novamente, pois eu gostei bastante da praticidade que ele oferece.

Figura 4: Frente utilizada na fonte de bancada com circuito ATX. Fonte: do autor.

    Sobre os tipos de gabinete que uso, gosto muito da caixa de montagem modelo PB-209 da marca Patola. Já montei alguns equipamentos com esta caixa. Mas devido ao seu preço que considero até elevado para o tipo de material entregue, alguns outros circuitos eu decidi montar o próprio gabinete com sobras de tampas plásticas. Gosto de usar as tampas de tela de LCD de notebook como foi feito na carga eletrônica (link blog e link vídeo).
    
Figura 5: Equipamentos próprios de bancada montados em caixa de montagem modelo PB-209 do fabricante Patola. Fonte: do autor.

    Bom, espero que tenham gostado do conteúdo desta postagem e que ela, e as outras postagens daqui do blog e do canal do Youtube, sirvam de inspiração para quem está em busca de uma fonte de bancada de baixo custo. Se tiverem dúvidas sobre este ou outro circuito apresentado no blog e no canal, podem deixar escrito no campo de comentário ou podem enviar por e-mail pelo endereço que está no final desta postagem. Peço que sigam o blog, e também se inscrevam no canal Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica. Nos vídeos do canal lembrem-se também de dar like pois isto ajuda muito o canal e blog em continuar a trazer conteúdos novos para todos.
    Meus agradecimentos pela atenção de vocês e os aguardo na próxima postagem. Até mais!

Luiz Cherem - Técnico em Informática e Eletrônica - Criador do Blog Eletricidade Elétrica e do Canal no Youtube Luiz Cherem - Eletricidade Elétrica.
Contato: eletricidadeeletrica@gmail.com
    



    



    


Comentários