Como Gerar Tensão Negativa

 Como Gerar Tensão Negativa    

    Durante a montagem do circuito de fonte de alimentação de modo corrente constante, na fase de projeto ainda, me deparei com um problema bem básico ao utilizar um ampop. Não consegui excursionar o valor de tensão a zero, usando o ampop como regulador\ já que eu aterrei um dos terminais alimentações dele.

    Seria necessário usar uma tensão negativa, para aí sim eu conseguir chegar a zero volts desejados. Mas como extrair uma tensão negativa de uma fonte positiva. Há um circuito integrado antigo que faz isso. O ICL7660 converte 5VCC em -5VCC, seria somente necessário instalar um regulador 7805 na fonte principal e levar essa tensão até o conversor.

    Bom, encontrei dois problemas com o ICL7660. Primeiro não encontrei este componente na minha região e segundo os que encontrei na internet possuem um valor um considerável que somado ao frete inviabilizaria a compra. O valor de um componente para a minha região com o frete, sairia o mesmo valor um transformador de 5V + 5V de até 300mA, que seria mais que suficiente para o que o circuito necessita.

    Mesmo assim descartei a possibilidade de uma fonte extra para o circuito e levando em conta que a minha meta é sempre apresentar soluções práticas e de baixo custo. Então recorri a internet e encontrei alguns circuitos interessantes. Mas o que me chamou mais atenção foi um utilizando um oscilador 555. Pronto, era essa a proposta que eu queria apresentar para vocês. Um circuito simples, de fácil construção e com componentes de fácil acesso.

    O circuito consiste em montar o oscilador 555 em um gerador pwm (modo astável). Assim no terminal 3 do 555 terá um sinal de onda quadrada que em nível alto carregará o capacitor C2. E em nível baixo C2 é descarregado e C3 é carregado com uma tensão negativa por através de D2. Nesse caso prestar atenção pois C3 terá que ser montado com o seu polo positivo conectado ao GND do circuito.

    

Figura 1: Esquemático do circuito desenhado no software gratuito Kicad. Fonte: do Autor.

    Este circuito consegue fornece um corrente de até 50mA. Ele se limitada a alimentação de circuitos ou componentes de baixa potência. Mas mesmo assim é um circuito muito útil, como gerar um tensão negativa para um ampop, um microcontrolador ou qualquer outro circuito que necessite de um sinal negativo.

    Espero que com esse circuito eu posso ter ajudado vocês a resolverem pequenos impasses que encontramos durante o projeto de um circuito. Eu pretendo também trazer um conteúdo sobre o ICL7660, pois é um circuito bem mais simples de se montar. Assim que eu fizer algum encomenda de componentes, adiciono um para compensar no frete.

    Agradeço a vocês pela atenção. Sempre lembrando que no canal do Youtube Luiz Cherem – Eletricidade Elétrica, trará um vídeo com o funcionamento deste circuito, então se inscrevam no canal e ativem as notificações para receberam a informação quando um conteúdo é postado lá. Peço também que deixem o seu like. Comentem nos vídeos e também aqui no campo de comentários do Blog, deixando suas dúvidas e sugestões. Caso preferirem, podem me enviar um e-mail para o endereço que se encontra logo. Muito obrigado pela atenção e até o próximo conteúdo.

Luiz Cherem
Técnico de Informática e Eletrônica – Criador do Blog e Canal do Youtube Eletricidade Elétrica.

Referências Bibliográficas.

MOASHERI, Reza. make negative Voltage by 555 Timer. Reza moasheri. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hzBwzjhamUQ&ab_channel=Rezamoasheri. Acesso em: 09 jan. 2021.

ELECTRONIC CIRCUITS. 555 Negative Voltage Power Supply Circuit. Electronic Circuits. Disponível em: http://www.electronicecircuits.com/electronic-circuits/555-negative-voltage-power-supply-circuit. Acesso em: 09 jan. 2021.

Comentários