Anteriormente vimos que o circuito gerador de funções utilizando o 555 oferece quatro formas de ondas diferentes utilizando filtros. Mas conforme o sinal passar por estes filtros, sua amplitude diminui bastante. Então a meta desta postagem é solucionar essa baixa amplitude dos sinais utilizando um pequeno amplificador.
Mais uma vez utilizaremos um amplificador operacional mas aqui temos que escolher um que seja de arquitetura JFET em seu interior, pois estes trabalham melhor em frequências maiores. Exemplos de Ampop JFET’s: TL081, TL082, LM356, TL072, TL071…
Escolhido o Ampop, o circuito a ser montado é o “Amplificador Inversor”, ou seja, ele irá inverter o sinal de entrada na saída e amplificar. Abaixo vemos o esquema desta montagem.
O ganho de amplitude nesta configuração se dá pela fórmula:
G = (Rf/R1) + 1
Logo,
Vout = G x Vin
ou,
Vout = (Rf/R1 + 1) x Vin
Pronto, com amplificador projetado é só efetuar a montagem deste. Lembrando que para excursionar os sinais entre nível positivos e negativos, a alimentação do Ampop tem que ser simétrica. Vale também ressaltar que todo ampop trabalha com níveis de saída menor que suas tensões de +VCC e -VCC, e essa diferença varia de Ampop.
Vocês iram reparar que se houver uma pequena diferença entre os valores de +VCC e -VCC, ou até mesmo por causa do Ampop, os sinais amplificados poderão apresentar um certo nível CC na saída. Isso é comum, acontece até mesmo em amplificadores transistorizados. Para eliminar este nível CC pode-se utilizar simplesmente um capacitor em série com a saída.
Mas também podemos utilizar este nível CC para mover a onda para valores positivos e negativos. Alguns circuitos utilizando isso. Como na montagem eu utilizei um TL082 e eles possui dois amplificadores operacionais em um único encapsulamento, montei em um deles um circuito de ajuste de offset, que é o nível CC onde a onda irá ser projetada.
E assim terminamos a primeira opção de gerador de sinais caseiro e de baixo custo para vocês. Para a próxima postagem eu apresentarei um outro circuito mas utilizando um ICL8038, um antigo componente ainda encontrado no mercado nacional.
O funcionamento deste e de outros circuito apresentados aqui no blog você irão encontrar no nosso canal do Youtube Eletricidade Elétrica. Muito obrigado pela atenção de vocês. Dúvidas, críticas e sugestões utilizem o campo de comentário do blog e mandem um e-mail para eletricidadeeletrica@blogspot.com.
Comentários
Postar um comentário